domingo, 4 de janeiro de 2015

A lição do Arminho



O arminho (Mustela erminea) é um carnívoro mustelídeo de pequeno porte pertencente ao grupo das doninhas (Mustela spp.). A espécie ocupa todas as florestas temperadas, árticas e sub-árticas da EuropaÁsia e América do NorteO arminho é um dos menores membros da ordem Carnivora. Os machos podem medir até 33 cm de comprimento e cerca de 120 gramas de peso; as fêmeas são bastante menores, com metade deste tamanho.
O principal interesse do Homem nos arminhos é a sua pele, especialmente a pelagem branca de Inverno, que é considerada bastante valiosa pelo menos desde a Idade Média. Por este motivo, o arminho foi e continua a ser morto em grandes números, através de armadilhas ou, recentemente, em quintas onde é criado para esse mesmo efeito. A pele do arminho é aproveitada sobretudo para golas ou bordaduras de mantos e casacos. Em França, esta pele era vista como um símbolo de realeza e é comum os monarcas aparecerem representados com mantos de arminho, tipicamente brancos com o ponteado de negro que corresponde às caudas. No Reino Unido a roupagem tradicional dos membros da Casa dos Lordes inclui uma gola de pele de arminho, que hoje em dia é substituída por um equivalente artificial.


Observou-se que o arminho passa horas limpando sua pelagem branca e alva e que o animalzinho não gosta de sujar-se. Diante de tal fato, os caçadores passam lama, betume ou estrume na entrada das tocas e buracos nas árvores, lugares para onde correm quando estão sendo perseguidos pelos cães de caça. O mais interessante nisso tudo é que, ao perceber a sujeira, o arminho prefere enfrentar os cães até a morte a sujar-se. 
Prefere manchar a pele branca de sangue a sujá-la na lama.
Faz pensar que, o arminho defende apenas uma pele branca, mas como sua coragem nos envergonha! Somos criados à imagem e semelhança de Deus, dotados de uma mente e um espírito imortal. Entreteanto, muitas vezes, para obtermos aquilo que desejamos, sacrificamos nosso caráter no altar dos prazeres deste mundo, da ganância e do egoísmo!
Quando perdemos a pureza, perdemos tudo! E a pureza é considerada a alma do caráter!
"Conserva-te a ti mesmo puro" ( 1 Tm 5.22 )  - em pensamentos, palavras e ações, e até mesmo nas motivações dos atos. Puro como o arminho!


Nenhum comentário: